segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Princesa, Jean P. Sasson

Princesa

A minha segunda escolha para o Desafio Literário de fevereiro foi Princesa – A história real da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus, da Jean P. Sasson. O livro conta as memórias de Sultana, uma princesa árabe inconformada pela situação em que vivem as mulheres em seu país.

O livro é dividido em capítulos, cada um contando sobre algum momento da vida de Sultana, como sua infância e seu casamento. Ainda há duas continuações do livro: As filhas da Princesa e Princesa Sultana.

O livro é ótimo para nos mostrar como que as mulheres árabes vivem. Se eu já achava ruim a vida de Marjane, sobre a qual eu li em Persepólis, a condição das mulheres nesse livro é pior ainda, mesmo a maioria delas sendo nobres. Por isso, eu acabei ficando surpresa com a facilidade da vida de Sultana. Afinal, ela não sofre tudo passivamente, pois vive fazendo crueldades com o irmão e mesmo assim tem a sorte de ter uma vida até feliz em relação a da maioria das outras mulheres que são citadas no livro. É claro que ela também sofre bastante, mas perto de outras tragédias nem pareceu muito para mim (desculpem, sou insensível).

As memórias de Sultana são narradas de uma forma fácil de ler, que me prendeu bastante, em primeira pessoa. Porém, a edição que eu li é péssima. Para começar, a capa é feia. Mas tudo bem, isso não importa tanto, porque a capa transmite bem a mensagem de como são as mulheres árabes. O importante mesmo é que o livro estava cheio de erros: de concordância, de digitação e algumas coisas mal escritas… Eu fiquei chocada, porque foi o primeiro livro que eu fiquei realmente incomodada com a quantidade de erros.

De qualquer jeito, recomendo o livro para aqueles que não conheçam muito sobre o assunto e queiram conhecer e espero que as novas edições do livro estejam muito melhores e não prejudiquem a leitura.

3 comentários:

  1. Chato isso de livro mal revisados...revela desleixo. Tenho a edição em espanhol do livro. Tenho a impressão de que irei gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Marília, eu já li faz algum tempo e o que me incomodou muito foi a postura da autora. Ela nem tenta compreender a cultura árabe!
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Eu já lir e adimiro a coragem dessa mulher em falar da sua vida

    ResponderExcluir