terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Tigre Branco, Aravind Adiga

O Tigre Branco

Eu ganhei este livro de aniversário da minha irmã. Eu sempre fui com a cara dele, porque acho essa capa uma gracinha (sim, eu julgo livros pela capa. E na maioria das vezes estou certa!).

O livro, que é de um escritor indiano,  é sobre Balram Halwai, um também indiano que nasce numa zona pobre de seu país, passa a trabalhar como motorista e depois consegue subir de vida, virando um empresário de seucesso.

O livro se chama O Tigre Branco pois este é o apelido dado por um inspetor ao protagonista, pois este tem uma esperteza tão rara quanto um tigre branco.

O Tigre Branco é formado por e-mails mandados de Balram para o primeiro-ministro da China, que ia visitar a Índia, portanto o Tigre Branco queria contar algumas coisas sobre o seu país que não iriam dizer ao visitante. Assim, o livro é uma crítica à organização social da Índia e nos mostra de uma boa maneira um país que eu, pelo menos, não conhecia bem.

Outro ponto positivo no livro é a narrativa, bem sarcástica e mordaz. Os personagens também são interessantes, embora muitos deles não apareçam tanto quanto eu gostaria.

Apesar de eu ter achado o livro muito bom, não foi uma leitura do tipo “Não posso parar de ler”. Mesmo assim, é um livro muito interessante para quem quer conhecer mais sobre a Índia.

Um comentário: