sexta-feira, 11 de setembro de 2020

The kiss quotient, Helen Hoang


Stella é uma econometrista bem-sucedida de trinta anos com pouca experiência em relacionamentos. Ao ouvir a mãe novamente dizendo que ela precisa se casar e formar família em breve, ela decide contratar Michael, um acompanhante, para ensiná-la a ser boa de cama, já que todas as relações sexuais que teve foram terríveis. Michael, que tem uma regra de não ficar com a mesma cliente mais de uma vez, se vê magneticamente atraído por Stella e acaba aceitando a proposta. E o que vai acontecer com os dois todo mundo já sabe.

The kiss quotient é um romance clichê em seu desenvolvimento, mas não tanto nos personagens: Stella tem Asperger e é a rica da relação, e Michael tem ascendência vietnamita (eu não leio muitos romances, mas até onde sei interesses românticos asiáticos são bem raros, especialmente com protagonistas brancas!). Os dois têm sua bagagem bem explicada, das dificuldades de socialização dela aos dramas familiares dele, de forma que conseguimos entender as motivações deles.

O que não é tão fácil de entender é a atração irresistível que eles sentem um por outro. E sinceramente? Nem precisa ser: é um livro de romance. Em geral não gosto de instalove, mas aceitei nesse caso justamente porque é o tipo de situação na qual os personagens não devem se apaixonar e sabem bem disso, e esse é o impedimento para eles ficarem juntos desde o início. Gostei bastante de como eles vão se aproximando e ficando mais íntimos aos poucos, cheio de cenas fofinhas e açucaradas que me deixaram sorrindo sozinha. Quando eles de fato ficam juntos, no entanto, as coisas ficam mais desinteressantes. As cenas de sexo, que eram importantes para mostrar a evolução dos dois, acabam ficando repetitivas e quase exageradas. Em mais de um momento pensei "parem com a pegação, vocês dois, que momento inapropriado para isso!" — especialmente considerando o fato de a Stella ser uma pessoa mais reservada. Mas é aquela coisa: isso pode ser problema meu, que torço horrores para um casal até eles ficarem juntos e depois já não ligo tanto para o que acontece em seguida. Se você quer ler um livro cheio de cenas quentes, garanto que o livro tem mais cenas quentes do que se espera pela capinha ilustrada.

Os conflitos no relacionamento de Stella e Michael são um tanto previsíveis e até chatinhos, mas, de novo, quase ninguém lê um livro de romance pelos conflitos. The kiss quotient apresenta toda a doçura que um bom romance deve ter. Só que açúcar demais pode dar diabetes, e talvez seja o caso desse livro.

Avaliação: 3,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário