Minha irmã me indicou essa tag, então resolvi fazê-la.
1. Por que decidiu criar um blog e quando começou?
Criei o blog para ter um espaço para falar sobre o que eu quiser. Comecei a participar do Desafio Literário e aí comecei a postar resenhas regularmente. No começo, era para ser um blog mais livre, mas só agora estou escrevendo sobre temas mais variados.
2. Quais benefícios o blog te traz?
Eu conheci algumas pessoas legais por aqui e gosto de compartilhar opiniões sobre livros e tal para os outros. O blog também é um jeito de eu escrever com frequência (mesmo que eu não ache que tenha melhorado muito na parte escrita) e de pensar criticamente sobre o que eu leio/assisto. É um bom modo de refletir sobre as coisas e colocá-las no papel, acho que é isso.
3. Qual é o post mais acessado?
É a minha resenha de As sabichonas e Escola de mulheres, do Molière. Suponho que seja porque pouca gente leu e resenhou esse livro na internet. É um pouco decepcionante que as visitas não tenham nada a ver com a qualidade dos meus posts, porque essa resenha não tem nada de especial e provavelmente quem caiu nela sem querer não quis continuar lendo o blog.
4. Você usa as redes sociais?
Uso, mas não para o blog. Tenho um pouco de vergonha de sair divulgando meus posts por aí e a minha irmã é a única pessoa da minha vida não virtual que conhece o blog.
5. Como o blog tem evoluído?
Ele começou com as resenhas dos desafios literários e ficou nisso um bom tempo. Só a partir do ano passado deste ano que o blog está um pouco mais sério, com resenhas de quase tudo que eu leio e posts mais variados e frequentes.
6. Já viveu algum fato importante por causa do blog?
Não exatamente... Mas fico feliz quando recebo um comentário e vejo que minha opinião importa para alguém.
7. De onde nasce a inspiração para escrever e continuar o blog?
Das coisas por aí; do que eu leio, vejo, penso. Outros blogs também são boas inspirações.
8. O que você tem aprendido em nível pessoal e profissional este ano?
Ai, agora a coisa complica... Em nível pessoal, não sei? Talvez que eu devia parar de se importar com coisas tão pequenas. E que sim, algum momento você vai se ferrar se deixar tudo para a última hora. Em nível profissional, que se você ficar acomodada, não vai arranjar um emprego (não que eu não imaginasse que fosse assim, né, mas a realidade é triste).
9. Qual sua frase favorita?
Não tenho isso de frase favorita. Não gosto de frases e acho muito difícil escolher coisas favoritas, então...
10. Qual conselho você daria para quem está começando agora no mundo dos blogs?
Vá devagar, não se preocupando com fama a qualquer custo. Descubra sobre o que você gosta de escrever e escreva sobre isso. E seja honesto e tenha o seu estilo próprio, porque blogs genéricos acabam se perdendo na multidão. Mas o mais importante é: não ligue para dicas alheias, especialmente as desta blogueira aqui. Afinal de contas, quem é ela para dar dicas sobre blogs? Você tem que decidir o que você quer e o que te deixa feliz, e ponto.
11. O que os blogs que você vai indicar têm em comum?
Eu vou indicar a Samy, do Infinitos livros, porque o blog dela é legal e eu adoro as resenhas dela.