quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fábulas e Lendas Japonesas

Fábulas e Lendas Japonesas

Li Fábulas e Lendas Japonesas para o Desafio Literário de setembro, cujo tema é mitologia. Escolhi porque já o tinha em casa e, honestamente, o tema não me chamou atenção a ponto de buscar por novidades. Além disso, queria conhecer mesmo mais histórias tradicionais do Japão.

Como o título sugere, o livro traz fábulas e lendas japonesas. Algumas são bem conhecidas, como Urashima-tarô e outras nem tanto, assim como algumas trazem elementos obviamente japoneses e outras são mais genéricas.

Em comum, todas têm uma moral clara. Normalmente, ensinam que devemos sempre fazer o bem, que quem faz o bem é recompensado e que você sempre poderá ser perdoado se tiver boas intenções no futuro. São morais ótimas e realmente valem como moral, mas na leitura do todo, acaba ficando irreal e repetitivo. É claro que as fábulas não devem ser contadas todas de uma vez nem nada do tipo e talvez seja por isso que a repetição me incomodou. Ler as histórias seguidas acabou me irritando. São muitos homens bons e pobres que fazem algo bom e são recompensados, virando ricos (em uma história, o homem inclusive passa a ter lacaios!).

Mesmo com a repetição, o livro vale para conhecer mais a cultura japonesa e refletir sobre seus elementos e também pelas belas ilustrações.

P1030097 (me desculpem pela péssima qualidade da foto)

Recomendo para interessados em conhecer as histórias japonesas mais clássicas.

Um comentário:

  1. Hum, esse livro me traz más lembranças, mas até que me bateu uma vontadezinha de reler...

    ResponderExcluir