quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Clube das Chocólatras, Carole Matthews

O Clube das Chocólatras A minha primeira leitura do Desafio Literário de 2012 foi O Clube das Chocólatras, da Carole Matthews. Foi uma escolha óbvia: esse livro me interessava justamente por ser sobre a melhor comida. Chocolate.

O livro é sobre quatro mulheres que formam o clube das chocólatras. Apesar de diferentes, elas se unem por causa do gosto, ou melhor, vício, que todas têm. Temos Lucy, Nadia, Autumn e Chantal e seus respectivos problemas. Lucy narra as suas partes no livro, mas temos também partes narradas em terceira pessoa sobre as outras. Eu não entendi a razão de só Lucy ter sua voz… Talvez porque ela seja a única que não tenha um problema sério e assim realmente é a típica protagonista de chick-lit: estabanada, vários homens a desejam e pronta para cometer um monte de burrices, que, em teoria, deveriam ser engraçadas. Mas, geralmente, não são.

Apesar disso, eu gostei do livro. É um chick-lit agradável, divertido, previsível e trata bem de diversos assuntos, alguns sérios até. Porém, faltou o chocolate. Eu, diferente de muita gente, não fiquei com vontade de comer chocolate durante a leitura. O doce era citado toda a hora: aí, sei lá quem comeu uma barra da marca X e blablablá, mas só isso. Não sei porque, mas a abordagem sobre o chocolate não me agradou. Talvez eu não seja uma chocólatra… Enfim, é um bom livro para fãs de chick-lit. E só.

9 comentários:

  1. Que pena, acredito que daria para fazer uma narrativa muito bom com mais refer~encias ao chocolate.

    ResponderExcluir
  2. Parece qua nao gostou muito ... mas pela sua resenha, apesar de chick-lit (eu gosto do tema) nao me convenceu, este eu passo.

    ResponderExcluir
  3. Hum... Aí parece que falta alguma coisa, né? Porque pra mim, um livro que fale sobre comida deve dar água na boca, provocar o desejo do leitor pelo alimento em questão... É realmente uma pena. Eu tive mais sorte na minha escolha de estréia do DL. Tomara que os próximos correspondam às suas expectativas!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Poxa Marília, que pena que não te deu água na boca (algo que eu também acho importante num livro que foca uma das maravilhas da natureza, o chocolate). Não sei se encararia esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não é bem minha cara esse tipo de livro. Tenho um exemplar aqui em casa adquirido por minha irmã. Ainda assim, não pensei em listá-lo para o DL desse mês. Mas, enfim, se o chocolate consta como um dos temas principais da obra, não me agrada a ideia dele ter sido subutilizado no texto e no contexto da trama.

    ResponderExcluir
  6. Acho que depois deu ler esse livro, comeria varias e varias barras de chocolate....Esse livro parece delicioso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Não faz muito meu tipo esse livro. E pela sua resenha eu não preciso nem mesmo lê-lo. E uma pena que um livro sobre chocolate o chocolate em questão não é melhor explorado.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!

    Esta abordagem me lembra muito Becky Bloom e um livro chamado Sapatólatras - ou algo do gênero. Até deveria ser leve e divertido... MAS COMO ASSIM A ABORDAGEM COM CHOCOLATE NÃO FOI SATISFATÓRIA? :OOO Fica complicado quando um livro promete e num cumpre, não é?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marília!
    Olha, vou er de discordar de você, pelo menos no aspecto chocolate. Achei o livro bem recheado! E a descrição dos aromas texturas e sabores foi bem satisfatória, na minha opinião. O que não acontece na sequência: A Dieta das Chocólatras. Esse sim é bem sem gostos! ^_~
    Boas Leituras pra você

    ResponderExcluir