segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams

O Guia do Mochileiro das GaláxiasO tema de abril do Desafio Literário é ficção científica e minha primeira escolha é O guia do mochileiro das galáxias, do Douglas Adams. Escolhi esse livro por ser muito comentado e por eu já ter visto o filme de 2005 (e não gostei deste, mesmo com o Marvin mais cativante).

O livro conta sobre Arthur Dent, um homem comum. Num belo dia, a sua casa deve ser destruída para a construção de um desvio. Então, aparece seu amigo Ford Prefect e o salva da súbita destruição da Terra, pegando carona em uma alienígena. Pouco depois, eles se juntam a Zaphod, Trillian e Marvin, o robô maníaco-depressivo. Sempre em companhia de Ford vai também O guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

A leitura foi fácil, rápida e divertida. Não achei o humor tão genial quantos muitos acham e não cheguei a gargalhar, mas foram vários os sorrisos ao ler o livro. Além disso, o livro tem alguns momentos reflexivos também. Porém, alguns momentos foram tecnológicos demais para mim (leia-se: não entendi nada).

Sobre os personagens, gostei mais do Arthur (é normal, sem muita personalidade, portanto rola uma identificação comigo). Achei alguns chatos, mas necessários, como Zaphod, enquanto Marvin foi uma decepção. Gostei tanto dele no filme, mas achei-o irritante em vários momentos no livro…

Enfim, é um livro bom, mas quem tem altas expectativas corre chance de se decepcionar. Eu pretendo ler os outros (quando a coleção estiver com desconto no Submarino), mas dando um tempo entre um volume e o próximo, para não ficar cansativo.

2 comentários:

  1. Também li esse livro motivada pelo alarde alheio que o alçava à qualidade de fenômeno, mas decepcionei-me por completo. Não gostei...Engraçado, também gosto de intercalar a leitura de livros seriados com outros tipos de leitura.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Também achei o Marvin decepcionante. Acho que no filme ele só era legal por ser dublado pelo Alan Rickman :P (e tirando isso, eu não me lembro de mais nada do filme)

    ResponderExcluir