terça-feira, 20 de julho de 2010

Desafio Literário de Julho

O Senhor dos Anéis

O livro que escolhi para o desafio literário de junho foi O Senhor dos Anéis, do J. R. R. Tolkien. O tema desse mês é de livros adaptados para o cinema e como gosto muito dos filmes fiquei com vontade de ler os livros também. Eu li os três separados, mas como existe a versão completa acho que não tem problema em resenhar a série toda.

Acho que quase todo mundo já leu e/ou assistiu O Senhor dos Anéis, então a história é bem conhecida. Os livros (e os filmes, obviamente) falam sobre Frodo, um hobbit que recebe um anel de seu tio. Ele descobre que esse anel não é um simples anel, e sim o Anel do Poder, criado por Sauron. Se Sauron conseguisse recuperar seu Anel, ele dominaria a Terra-média, o lugar criado por Tolkien onde se passam alguns de seus livros. Frodo então tem que destruir o objeto, jogando-o no fogo da Montanha da Perdição, onde ele foi forjado.

Junto com Frodo vai a Sociedade do Anel, formada por Sam, Merry e Pippin, três hobbits, Gandalf, um mago, Boromir e Aragorn, dois humanos, Gimli, um anão e Legolas, um elfo. Eles se separam no fim do primeiro livro, A Sociedade do Anel. Cada um dos outros dois livros, As Duas Torres e O Retorno do Rei, é dividido em duas partes, uma contando sobre Frodo e Sam e a outra sobre o resto da sociedade. Para mim, isso foi um problema, pois eu queria saber o que acontecia com Frodo e Sam no começo do terceiro livro e tive que ler metade do livro para finalmente saber como eles estavam. Aliás, acho que o que mais me prendeu ao livro foram os personagens. Já gostava de alguns nos filmes, mas eu realmente me apeguei a eles nos livros. Gosto muito de todos praticamente, com algumas exceções, como de Frodo e de Denethor (duvido que alguém goste deste).

Sempre comentaram que os livros são muito descritivos, mas não achei tanto. O primeiro livro é o único assim. E para quem não tinha visto os filmes antes, as descrições devem ter sido muito úteis para imaginar os lugares. Eu infelizmente não tive a oportunidade de criar minha própria Terra-média e, com a exceção de algunss personagens e dos lugares do terceiro livro, por ter visto o respectivo filme há muito tempo, imaginei tudo do livro como as coisas do filme.

A leitura foi devagar, mas sempre queria ler mais. Eu achava que não ia gostar tanto dos livros, porém estava enganada. Amei o primeiro e gostei bastante do segundo. Porém, tive alguns problemas na leitura do terceiro, relacionados exclusivamente aos apêndices. Gosto da ideia do Tolkien ter criado toda a história da Terra-média, mas alguns apêndices eram só para quem é realmente interessado nisso e, bom, eu não sou. Eu sei que não é obrigatória a leitura deles, mas também não queria pulá-los simplesmente, por isso sofri um pouco no fim da leitura.

Sobre a adaptação para o cinema (contém spoilers!):

Senhor dos Anéis - filme

Como já disse anteriormente, gosto muito dos filmes da série, dirigidos por Peter Jackson. Após ler os livros, assisti novamente aos filmes para poder compará-los adequadamente.

Não há muita diferença de enredo entre os dois. Claro que os livros têm mais história que os filmes e muita coisa foi cortada, como o Tom Bombadil e o expurgo do Condado, mas acho que foi uma boa adaptação, no geral.

O que me irritou no filme foi a mudança na personalidade de alguns personagens. Faramir quer o Anel para Gondor no filme, parecendo ser semelhante a Boromir, enquanto no livro ele nem pensa em fazer isso.

E, se eu já não gosto do Frodo nos livros, ele é muito pior nos filmes. Nos livros ele é bem sensato, mas os filmes só mostram os momentos de fraqueza dele. E, enquanto ele é claramente o “líder” de Sam na hora de entrar em Mordor e na própria jornada pelas terras de Sauron no filme, chegando até a ser convencido por Gollum que o jardineiro não é digno de confiança, no livro Sam que precisa animá-lo na maior parte das vezes. Tive a impressão de que Sam é burro nos filmes e fiquei brava por isso, já que ele é o meu personagem preferido.

O filme também tem bem mais cenas do romance de Arwen e Aragorn. Não gostei muito das cenas em si e da necessidade de colocarem a Arwen em todo momento (ela não precisava ter salvo Frodo no primeiro filme, né… Por que não deixar Glorfindel salvá-lo, como no livro?), mas ao mesmo tempo achei válido eles introduzirem o romance deles desde o começo, porque no livro a Arwen mal aparece e de repente se casa com o Aragorn. E as cenas de amor que têm no livro são de Faramir e Éowyn, enquanto no filme não há nada que deixe explícito que eles estejam juntos.

Assim como no caso dos livros, gosto mais do primeiro filme, depois do segundo e por último do terceiro. Acho a jornada por Mordor muito fácil no filme. Frodo é mordido por Laracna e pego por alguns orcs, Sam mata três orcs para salvá-lo e eles saem caminhando até a Montanha da Perdição, sem muitos problemas e com muita rapidez. Essa parte no livro é muito mais detalhada, chegando até a ser um pouco cansativa.

Pelo que pude perceber, os filmes deixam alguns detalhes sem explicação (por que Denethor é tão chato com Gandalf? Não lembro se tinha alguma referência ao Palantír no último filme), mas no geral é muito bem-feito e considero a adaptação boa.